O candidato a prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado
(PSD), contratou uma empresa que costuma ERRAR...E FEIO...nas pesquisas
eleitorais que realiza pelo interior de Mato Grosso, a Tendency Pesquisas, que
possui sede em Tangará da Serra.
Tal empresa prestou serviços a Coligação do candidato do
PSD em Campo Novo e colocou o desconhecido candidato em primeiro lugar
disparado na pesquisa, com mais de 43% das intenções de voto. O mirabolante resultado
virou alvo de piada nas redes sociais e foi até publicado em jornal de Tangará
da Serra.
A Tendency é conhecida por errar em quase todas as
pesquisas eleitorais que realiza. E de fato, os números da empresa são bem
duvidosos em boa parte das pesquisas que realiza.
Em 2012, a Tendency errou feio em Guarantã do Norte (MT).
Em pesquisa realizada na ocasião, há três dias da eleição, a Tendency colocou o
candidato Chico do Garimpão com 41,34% das intenções de voto e sua adversária
Sandra Martins com 34,40%.
Porém, o resultado foi completamente diferente do apresentado
na pesquisa. A candidata Sandra Martins recebeu 63,24% dos votos, ou seja, 30%
a mais que a projeção da Tendency.
Sandra foi eleita e Garimpão recebeu apenas 36,76% dos
votos válidos.
Empresa errou feio em 2012. repare na imagem que candidata teve 30% mais votos que o projetado pela Tendency e venceu a eleição. |
A mesma empresa errou, ainda em 2012, quando disse,
também as vésperas da eleição, que Darcy Capistrano venceria a eleição em
Diamantino com mais de 40% dos votos. Seu principal adversário, Joviano Lincoln
aparecia com meros 15,7%.
Todavia, mais uma vez a pesquisa da Tendency foi por
terra: Joviano venceu a eleição sobre Capistrano após receber 20% mais votos
que o apresentado na projeção da Tendency Pesquisas.
Tendency também errou feio em Diamantino em 2012. Repare que Lincoln apareceu com 15% das intenções de voto, mas foi eleito com 33,88%. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário