quinta-feira, 14 de julho de 2016

Tangará é a terceira cidade com mais denúncias de propaganda eleitoral antecipada

Aplicativo Pardal já recebeu 58 denúncias de tangaraenses
Tangará da Serra aparece na terceira posição em uma lista divulgada terça-feira, 12, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na lista  aparecem as cidades que mais registraram denúncias contra pré-candidatos a prefeito e vereadores através do aplicativo de celular “Pardal”.

Das 776 denúncias registradas em Mato Grosso, 58 foram em Tangará da Serra. Em número de registros a cidade perde apenas para as duas maiores cidades de MT, Cuiabá e Várzea Grande.

Em Cuiabá foram registradas 143 denúncias e em Várzea Grande foram 123. Sinop é quarta colocada com 48. As outras queixas partiram de outras cidades de Mato Grosso.

De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda eleitoral só será permitida a partir do dia 16 de agosto de 2016, ou seja, 47 dias antes das eleições municipais, que serão realizadas no dia 2 de outubro.

As denúncias são recebidas através do aplicativo, apuradas e julgadas pelos juízes das 61 zonas eleitorais do estado. Entre as irregularidades cometidas estão propaganda eleitoral antecipada, utilização da estrutura pública em benefício próprio, compras de votos, e contravenção, o que pode acarretar a cassação e impugnação da pré-candidatura.

Aplicativo
 O TRE-MT explicou que o aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, dá ao usuário a opção de não se identificar e que é possível enviar vídeos, fotos e áudios para embasar a denúncia. Além disso, a ferramenta permite que o aparelho celular seja identificado pelo GPS para que a localidade do registro pode ser anexada ao processo.

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Rolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário