segunda-feira, 16 de maio de 2016

Professores perderam 53% do poder de compra de seus salários e dizem que são ignorados pelo prefeito

Um protesto dos profissionais da educação durante o Desfile Cívico de 13 de Maio quase passou despercebido, mas eu vi e resolvi comentar aqui. 

No desfile, professores carregaram faixas com dizeres onde dizem estar sendo escravizados e denunciam que estão sendo ignorados pela gestão municipal. A participação do Sintep constrangeu o palanque, onde estavam as autoridades, entre elas o prefeito Fábio. O cerimonial, que anunciava todas as entidades que passavam, ignorou o Sintep.

O caso é antigo e merece mais atenção. Professores e demais servidores da rede pública municipal de Tangará da Serra estão descontentes. Eles reclamam que não têm sido consultados pela Semec e pelo Executivo.

O foco das discussões é o reajuste salarial proposto pelo prefeito Fábio (PMDB), que segundo o professor Abner Alcantara, ligado ao Sintep, não cobre as perdas que os profissionais tiveram ao longo dos últimos seis anos. Eles dizem que sofreram uma desvalorização salarial de 53% no período. Vejo greve por aí!

Professores ligados ao Sintep revelam que  em nenhum momento o prefeito chamou o Sindicato para dialogar sobre as pautas da categoria. “Ele ignorou totalmente nossas reivindicações. Nem Secretário de Educação se manifestou. Alem disso, o prefeito realizou negociação com uma comissão sem ouvir qualquer Sindicato nem Seerp nem o Sintep e ele sequer sinalizou negociação sobre nossa pauta. Nós procuramos o governo Municipal e até hoje ele não nos respondeu”, reclamam.

Amanhã, em harmonia com o restante do estado, profissionais da educação de Tangará da Serra paralisarão as atividades.


Uma das pautas que serão colocadas em debate é exatamente essa perda do poder de compra do salário dos servidores do setor em Tangará. Dia 23 haverá uma assembleia e uma greve não está descartada para acontecer. Creio que Fábio deverá sentar com a categoria, pois uma greve de servidores do ensino municipal em ano de eleição é negativo para quem quer se reeleger.

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Rolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário