quinta-feira, 31 de março de 2016

Na internet: memes brincam, satirizam e ligam imagem de prefeito a de ex-governador

Ano de eleição é assim, surgem tantas formas de exprimir as opiniões. A internet está recheada de algumas delas e em Tangará da Serra montagens, memes, anedotas brincam e satirizam com os pré-candidatos.

O maior alvo é o atual prefeito. Um bocado de montagens e memes ligam a imagem de Fábio Junqueira (PMDB) à imagem do ex-governador do Estado Silval Barbosa.

Duas delas circulam no WhatsApp e colocam Fábio e Silval lado-a-lado em um diálogo onde prometem mudar Tangará e a Saúde juntos. Não é de todo zoação, pois realmente Fábio apostava no apoio de Silval enquanto governador. Apoio que não veio.


A título de informação, hoje Silval está preso no Centro de Custódia de Cuiabá. Ele responde por vários crimes e o que tudo indica não deverá sair tão cedo da cadeia.







Por outro lado, a assessoria do prefeito rebate e diz que Fábio é o alvo da vez!


Outdoors criticando políticos contrários ao impeachment são instalados em Tangará

Outdoor na avenida Tancredo Neves
Reportagem
Lucélia Andrade

Você já deve ter reparado outdoors instalados em vários pontos de Tangará da Serra que estampam fotos de políticos de Mato Grosso, que se posicionam contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Quatro já foram distribuídos pela cidade: dois na avenida Brasil, um na Tancredo Neves e outro próximo ao Parque de Exposições.

Outdoor na Avenida Brasil
Quem os colocou lá? Um grupo de cidadãos ligados ao Movimento Muda Brasil. O fato é que o que chamou a atenção foi a forma utilizada por eles, no intuito de questionar os parlamentares que são contra o impeachment e mostrar quem são eles à população.

Esses outdoors foram instalados também em avenidas de Cuiabá.

Nos outdoors estão imagens de figurões da política mato-grossense, entre eles: senador Wellington Fagundes (PR), deputado federal Ságuas Moraes (PT), deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).

Pois é, mas parece que os nobres políticos não gostaram nenhum um pouco da divulgação, tanto que um deles, o senador republicano Wellington Fagundes teria tentado recorrer à justiça para impedir a utilização de sua imagem, mas não obteve êxito. A notícia foi divulgada em vários sites de Mato Grosso.

O juiz que apurou o pedido, Yale Sabo Mendes da Sétima Vara Cível de Cuiabá, negou o pedido de liminar. Em sua decisão ele ressaltou que o senador primeiramente deve contactar os responsáveis pela divulgação, e na hipótese de negarem o direito de resposta, ele então poderá buscar tal direito na justiça.


É senador… não foi dessa vez!

Outdoor próximo ao Parque de Exposições

Outdoor próximo ao Colégio 13 de Maio

Burocracia na Câmara: imprensa tem dificuldade de acesso a documentos

Reportagem
Lucélia Andrade

Reclamações têm chegado de colegas da imprensa [jornais, TV’s, rádios] sobre a dificuldade de acesso a documentos na Câmara Municipal de Vereadores, o que, segundo eles, antes não acontecia. De um tempo para cá, a Assessoria Jurídica da Casa de Leis e a presidência têm dificultado e muito o trabalho da imprensa, com a burocracia em conseguir documentos para fins jornalísticos.

A determinação é que: qualquer documento somente deve ser fornecido por meio de requerimento escrito e protocolado na Secretaria da Casa. Uma jornalista de um jornal impresso chegou a reclamar da situação em um grupo de Whatsapp, afirmando que nem mesmo com requerimento tem acesso aos documentos solicitados e ainda colocam “mil e uma dificuldades’.

Outro teve que fazer requerimento escrito a mão para conseguir o conteúdo, que deveria ser público, sobre uma denúncia e a abertura de uma CEI na Câmara. Nunca foi assim. Por que agora tem que ser?

Agora resta entender, o porquê de tanta exigência por parte do presidente da Câmara Silvio Sommavilla – se for ele quem está prejudicando o acesso -, sendo que ele trabalha também na imprensa, sob o comando de um programa jornalístico que vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Pioneira. Ele que atua na área da comunicação há anos, sabe das dificuldades enfrentadas diariamente em busca de informação.

Porém, lamentavelmente parece que Sommavilla não tem se importado com isso. Mal assumiu a presidência da Casa de Leis e já criou dificuldades para a imprensa desempenhar seu papel: que é informar. Algo está atrapalhando o processo democrático na Câmara e precisa mudar, afinal de contas o povo precisa ser informado.


Difícil trabalhar assim!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Continua na Câmara: Zedeca comemora e agradece pelo altruísmo de Gilcélio Peres

Vereador Zedeca (PMDB) 
Reportagem
Alexandre Rolim

Com a decisão do professor Gilcélio Peres (PT) de continuar na direção do IFMT, abrir mão de candidatura em 2016 e de, por enquanto, ficar fora da vaga no Legislativo Tangaraense o vereador Melquezedeque Soares, o Zedeca (PMDB), permanece na Câmara Municipal.

Em carta divulgada nesta quarta-feira, 30, Zedeca comemora a possibilidade de continuar no Parlamento, agradece Gilcélio e diz que continuará na sua luta em defesa do que ele julga ser o melhor para Tangará. “Há 22 meses estou neste Poder Legislativo honrando o povo tangaraense”, disse.

Confira abaixo a íntegra da Carta Aberta de Zedeca:

Aos tangaraenses, a quem tenho a obrigação de manter informados a respeito de minha atuação na Câmara Municipal. Estou neste parlamento desde maio de 2014 não por vontade própria. Por uma fatalidade, todos sabem, o saudoso vereador Odair nos deixou prematuramente. Como segundo suplente, fui surpreendido ao ser convocado para ocupar a vaga de Gilcélio Peres, que se manteve a frente do Instituto Federal, em Tangará da Serra.

Esta semana, Gilcélio divulgou Carta Aberta, nas redes sociais, em que reafirma a decisão de não assumir o cargo de vereador, pelo menos no momento – o que confirma aquilo que já havia me dito pessoalmente. Por isso, venho publicamente, em agradecimento, dizer que há 22 meses estou neste Poder Legislativo, honrando o povo tangaraense.

Até agora já foram 98 indicações, 19 requerimentos, além da participação em comissões, em reuniões e audiências públicas, em mais de 100 sessões ordinárias e cerca de 30 sessões extraordinárias.

Na Câmara, voto sempre pela aprovação dos projetos que são de interesse de Tangará da Serra, pelo bem do povo e pelo desenvolvimento da cidade.

A figura do político, é preciso reconhecer, anda meio desacreditada ultimamente, mas a esperança vive no coração do povo como um fogo que não se apaga, na certeza de que para cada injusto, para cada malfeitor, existem muitos justos e muitos bem-feitores em todos os setores da sociedade, inclusive na política.

Encerro estas palavras agradecendo ao Gilcélio, do PT, pelo altruísmo que demonstrou, pelo desprendimento, pelo amor que demonstra por Tangará da Serra, e pela oportunidade que me deu de estar exercendo este mandato na Câmara Municipal. Agradeço, ainda, aos tangaraenses pela confiança que depositaram em mim.


Agradeço a minha amada esposa Osmarina Rodrigues Soares pelo apoio incondicional; agradeço a Família pela força nas horas difíceis e agradeço, principalmente, a Deus pela vida e por me dar a honra de representar o povo no Poder Legislativo de Tangará da Serra.

Vereador denuncia situação de penúria de alojamento de professores que atuam em escola de Tangará

Alojamento improvisado de profissionais da educação.
Clique na imagem para ampliar!
Reportagem
Alexandre Rolim

A atual situação dos profissionais da Educação que atuam na Escola Estadual Marechal Rondon, situada no interior do Assentamento Antônio Conselheiro, é preocupante. “Segundo informações que obtivemos os professores utilizam o “Casarão de Rondon” como alojamento durante toda a semana”, lamentou o vereador Sebastian Ramos.

Ocorre que a referida escola fica a aproximadamente 65km da cidade e não há possibilidade de ida e vinda todos os dias, pois a rodovia que dá acesso à Escola não é pavimentada e não tem previsão para a referida infraestrutura que também foi pauta de discussões no ano passado em Tangará.

Contudo, os professores improvisaram o alojamento no referido Casarão que está visivelmente em ruínas. “É necessário e urgente a construção de um alojamento que ofereça no mínimo segurança, higiene e conforto para que esses profissionais estejam a cada dia preparados e renovados”, pondera o vereador.


Com relação ao “Casarão de Rondon”, o vereador explica que encaminhou recentemente o um requerimento ao secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer para que informe a respeito da reforma no referido local.

Eleições 2016: Anibale deixa Secretaria; instrutor de esportes radicais assume

Sai Ademir Anibale - Entra Zé Ricardo 'Biguá'
Reportagem
Lucélia Andrade

Alguns secretários municipais da gestão Fábio Junqueira (PMDB) já estão se preparando para deixar suas respectivas pastas. Isso porque deverão concorrer às Eleições Municipais e almejam uma das 14 vagas do Legislativo. E agora as trocas de secretários já começam. O prazo para que deixem as Secretarias é até sábado, 02 de abril, exatos 6 meses antes da Eleição que em 2016 ocorre no dia 02 de outubro.

Um deles é Ademir Anibale (PMDB) que responde atualmente pelo Esporte. Mas cá entre nós, não era novidade para ninguém que o desejo dele sempre foi uma cadeira na Câmara de Vereadores. Campanha já fazia muito tempo. Ademir deixa a pasta amanhã.

Pois bem. Uma fonte me revelou com todas as letras que com a saída de Anibale quem assume o Esporte é José Ricardo Tognon, o conhecido Zé Ricardo da Biguá Aventuras; aquele dos esportes radicais praticados em rios da região: rafting e rappel.


Zé Ricardo é formado em Educação Física pela faculdade de Ijuí (RS). É... curriculum ele tem. Mas se de fato assumir... que tenha competência também para comandar a 'queridinha' Secretaria de Esportes.

Saturnino antecipa retorno à AL e engrossa pré-campanha do filho Vander

Deputado Saturnino Masson
Pré-candidato a prefeito Vander Masson
O deputado estadual Saturnino Masson (PSDB) resolveu antecipar seu retorno aos trabalhos na Assembleia Legislativa (AL). A previsão inicial era de que só retornasse no início de junho, ou seja, daqui a dois meses. Entretanto, Saturnino se articulou com seu grupo político no Estado e retornará ao Legislativo no dia 04 de abril, próxima segunda-feira.

O deputado participa a partir de amanhã do AL Itinerante em Tangará da Serra e na semana que vem retoma sua cadeira hoje ocupada pelo suplente Jajah Neves (PSDB).

Quem mais tem a ganhar politicamente com o retorno de Saturnino à AL é de fato o seu filho Vander Masson (PSDB), pré-candidato a prefeito de Tangará da Serra. Vander, que desponta como principal nome da oposição para este pleito, tem como principal cabo eleitoral o pai Saturnino.

Agora, acredito que pai e filho deverão engrossar a pré-campanha.

Comissão de vereadores deverá investigar R$ 328 mil ‘perdidos’ pela Prefeitura

Professor Vagner (PSDB) - Propositor da CEI
O vereador Vagner Constantino Guimarães (PSDB) conseguiu colher assinaturas suficientes para emplacar na Câmara Municipal uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar, entre outros, a não execução e perda de recursos de um programa conveniado entre Município e União e a utilização de recursos da Prefeitura para o pagamento de gastos do referido programa.

De acordo com o vereador tucano, Fábio Junqueira (prefeito do PMDB) e os secretários de Esportes não cumpriram o convênio firmado com a União e perderam um total de R$ 328 mil reais do PELC que seria executado nas seguintes localidades: Distrito de Progresso, Distrito de Joaquim do Boche e Jardim San Diego.

Todavia, segundo o vereador, o maior agravante não é este. Segundo ele houve gasto de recursos próprios da Prefeitura que agora terão que ser devolvidos em sua totalidade (328 mil reais) ao Governo Federal.

Vagner pede que sejam investigados 12 suspeitas, entre elas destaca-se:

1 - Eventual utilização de recursos da Prefeitura para pagamento de servidores;
2 - Eventual utilização de recursos da Prefeitura para pagamento de viagens de servidores e secretário de Esportes;
3 - Eventual geração de expectativa na população com a realização de seletivo e treinamento de profissionais do programa;
4 - Eventual carona em registro de preço para coffe break;
5 - doações de passagens e gastos com hospedagens;
6 - Confecção de placas e contratação de serviços de sonorização;
7 - Motivos para a não execução do programa ocasionando a devolução dos recursos.

A Comissão (CEI) deverá ser criada na próxima terça-feira, 05, quando serão sorteados os membros entre os 14 vereadores. Tal comissão terá 90 dias para apresentar relatório e decidir pelo arquivamento ou criação de uma Comissão Processante (CP) para processar os responsáveis. 


O PELC (Programa Esporte e lazer da Cidade), desenvolvido pelo Ministério do Esporte, visa proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

terça-feira, 29 de março de 2016

Gilcélio decide continuar no IFMT, abre mão de candidatura e de vaga na Câmara, por enquanto

Gilcélio Peres (PT) - Diretor do IFMT
O professor Gilcélio Peres (PT) divulgou uma Carta Aberta à Comunidade onde anuncia que não deixará a direção do IFMT para disputar cargo eletivo na eleição de 2016. Ele teria que deixar o cargo no órgão federal até sábado, 02 de abril, para poder disputar qualquer cargo neste pleito, mas já deixou claro que abrirá mão de candidatura a vereador ou a prefeito e abre mão, por enquanto, do cargo de vereador que é seu por direito no Legislativo Tangaraense – vaga hoje ocupada pelo vereador Zedeca (PMDB).

“Peço à comunidade e especialmente aos meus eleitores e apoiadores a compreensão e o apoio”, disse ele em nota.

Isto é, Gilcélio Peres não será candidato em 2016, mas poderá assumir a qualquer momento a vaga sua por direito na Câmara.

Confira abaixo a íntegra da Carta Aberta de Gilcélio Peres:

No último pleito eleitoral de 2012 fui eleito primeiro Suplente de Vereador de Tangará da Serra. Em maio de 2014, com a triste morte do saudoso Vereador Professor Odair, fiquei titular de uma cadeira no Legislativo Municipal. Na ocasião, fui convocado para assumir a vereança e no ato da posse solicitei a sua suspensão sob a justificativa de já estar no cargo de Diretor Geral do IFMT - campus avançado Tangará da Serra, evitando acúmulo de funções públicas.

Firmei um compromisso com a comunidade e, sobretudo, com os meus eleitores de dar sequência na implantação do IFMT na cidade e depois assumir o cargo de Vereador, em abril deste ano. Até porque, caso almejasse ser candidato a algum cargo público na eleição deste ano, eu deveria me desencompatibilizar do cargo de Diretor Geral do IFMT até a data de 02 de abril. Porém, decidi permanecer na gestão do IFMT e abrir mão de disputar cargo público no pleito eleitoral deste ano, razão pela qual não assumirei o mandato de Vereador na data prevista e divulgada para a comunidade. Não estou renunciando ao cargo, apenas não o assumirei agora.

Peço à comunidade e especialmente aos meus eleitores e apoiadores a compreensão e o apoio. Sempre estive disposto a colaborar com a nossa cidade, independente de estar ou não investido de mandato de cargo público.

Desde que assumi a Direção Geral do IFMT, tenho me esforçado em fazer do campus avançado Tangará da Serra uma referência na Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico. Com menos de um ano e meio de funcionamento já temos mais de 300 alunos em cinco cursos que atendem a um público de diversas idades e modalidades. Já temos 32 servidores concursados e mais 9 terceirizados.

Os investimentos no campus do IFMT já somam mais de 1 milhão e meio de reais, além da folha de pagamento dos servidores que gira cerca de 150 mil reais na cidade, todo mês. Mensalmente, distribuímos cerca de 7 mil reais em auxilio estudantil, para nossos alunos carentes a fim de subsidiar transporte e alimentação.

O campus também desenvolve pesquisas e inovações tecnológicas, sendo que uma já foi reconhecida nacionalmente. Por tudo isso, sinto-me feliz e com a consciência tranquila em colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade e renovo o meu compromisso com a população e com aqueles que me apoiaram e depositaram o seu voto para que eu fosse eleito Vereador. Estarei sempre disposto a contribuir com o desenvolvimento econômico  e social do nosso município.

Obrigado pela compreensão e apoio! Estendo as mãos para somar forças junto a todos os que, assim como eu, desejam fazer de Tangará da Serra um lugar cada vez melhor para vivermos e sermos felizes.

Tangará da Serra, 29 de março de 2016.

Gilcelio Peres

Vereador Romer Japonês confirma filiação ao PSD

Romer Japonês agora no PSD
Depois de filiar o vereador Maurizan Godoi o PSD de Tangará da Serra ganha mais um filiado na Câmara Municipal. Trata-se do vereador Romer Yamashita, o Romer Japonês. Ele havia deixado o PR em dezembro passado e migrado para o PMB, mas ficou decepcionado com a saída do deputado federal Valtenir Pereira poucos meses depois (Valtenir foi para o PMDB) e também resolveu caçar um rumo.

Ao saber há duas semanas que Valtenir havia deixado o PMB, onde havia prometido construir um projeto para Tangará da Serra, Romer subiu na tribuna da Casa de Leis e rasgou o verbo contra o deputado.

Lembrando que o PSD é o partido do vice-governador Carlos Fávaro e em Tangará da Serra tem como filiados o deputado estadual Wagner Ramos e o presidente do Sindicato Rural e pré-candidato a prefeito Reck Júnior.

Romer foi presidente do Legislativo Tangaraense em 2015.

Câmara poderá abrir inquérito para apurar uso de máquinas da prefeitura em área particular

Máquina da Prefeitura trabalhando no local
Após receber uma denúncia, um grupo de vereadores foi até a Fazenda Palmital, localizada a cerca de 15 quilômetros da cidade de Tangará da Serra seguindo pela Estrada do Ararão, para certificar se há crime de utilização indevida de máquinas da Prefeitura e crime de natureza ambiental no local.

Supostamente, de acordo com imagens divulgadas pelo presidente da Casa de Leis Sílvio Sommavilla, máquinas da Prefeitura, administrada por Fábio Martins Junqueira (PMDB), estão sendo utilizadas na realização de benfeitorias no interior da referida fazenda em um percurso de 7 quilômetros. A suspeita, segundo ele, é que houve uma permuta entre o Município e o proprietário da fazenda o que é ilegal.

"Vamos apurar se houve algum crime, temos o fato agora é investigar", disse Sommavilla.

Outro agravante, ainda segundo o vereador, é que a cascalheira pode não ter licenciamento ambiental.

Diante das denúncias e das imagens. a possibilidade é de se propor ainda hoje na sessão da Câmara a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias. "Dizem que a gestão atual é pautada na honestidade e transparência então creio que não há nada de errado, se houver tem que ser responsabilizado", disse Sommavilla.

Visitei in loco a estrada rural que passa por dentro da Fazenda Palmital de onde está sendo retirado cascalho para aterrar a Estrada do Ararão e constatei que de fato havia uma estrada antiga no local e que recebeu melhorias. Tais melhorias, segundo informou o secretário de Infraestrutura Selton Vieira, foram feitas para facilitar o trânsito dos caminhões carregados de cascalho.
  
No local onde funciona a cascalheira, encontramos máquinas e caminhões trabalhando na retirada de uma camada de solo (seixo) a aproximadamente 45 metros de um córrego. O secretário garante que não há crime ambiental e que a cascalheira obedece as normas legais.
  
Para o secretário há uma denúncia de cunho político para tentar desestabilizar a gestão.
  
A expectativa é que a Câmara proponha uma comissão de inquérito para apurar se há ou não irregularidades ainda hoje.

Máquina Prefeitura na estrada dentro da fazenda

Máquina Prefeitura na estrada dentro da fazenda
"Vamos apurar se há algum crime", disse vereador



Máquina Prefeitura na estrada dentro da fazenda

Estrada passa pelo interior da Fazenda Palmital

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Ministério Público já acumula 25 denúncias contra Fábio Junqueira, revela fonte

Fábio Junqueira - Prefeito
O ano de 2016 tem sido de dureza para o prefeito Fábio Junqueira (PMDB). Ele é alvo de uma série de denúncias no Ministério Público Estadual. Uma fonte não oficial me revelou que ao todo o peemedebista já acumula 25 denúncias das mais variadas naturezas. São denúncias oriundas de servidores públicos e de cidadãos comuns.

Ainda de acordo com a fonte, as denúncias estão sendo analisadas pelos promotores de Justiça e poderão ou não virar ações civis públicas. Boa parte das denúncias foram formuladas por servidores que se sentiram lesados pela atual administração no que se refere a direitos assegurados por lei que estariam sendo negados ou desrespeitados pelo gestor.

Alguns secretários e o próprio prefeito já teriam até reclamado que está difícil trabalhar com tanta gente pegando no pé.


Vamos aguardar para ver onde isso vai dar.

Deputado federal vem a Tangará nesta terça para lançar Marli Franchini pré-candidata à prefeita

Deputado Federal Ezequiel Fonseca e Marli Franchini
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) estará em Tangará da Serra nesta terça-feira, 29, onde participará de ato com filiados e membros do diretório municipal do Partido Progressista. A reunião acontecerá a partir das 19 horas na Chácara Franchini.

A vinda do deputado tem como meta formatar um projeto que pretende lançar a empresária Marli Franchini (ex-secretária de Assistência Social) como pré-candidata a Prefeitura de Tangará da Serra em 2016.


A ideia do PP, não apenas Municipal, mas também o Estadual, é agremiar partidos em Tangará e formar um bloco que tenha força suficiente para enfrentar os adversários nessas eleições. 

segunda-feira, 28 de março de 2016

AL Itinerante: Deputado destaca evento que acontece neste final de semana em Tangará da Serra

Saturnino Masson (PSDB) - Deputado estadual
O projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, promovido pela Assembleia Legislativa, será realizado neste fim de semana (1º e 02 de abril) em Tangará da Serra.

De acordo com o deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), o projeto Assembleia Itinerante tem como objetivo aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade, com serviços de cidadania e assistência social, além de promover discussões políticas em com prefeitos, vereadores, lideranças regionais e empresariais.

A Assembleia Itinerante começa na sexta-feira (1) com cursos de formação para professores da educação básica e agentes de saúde, das 8h às 17h, na Avenida Virgílio Favetti, nº 1200 S. Vila Alta, na Unic de Tangará da Serra.

Às 15h, será realizada a reunião dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores da região, que acontece na Câmara Municipal de Tangará da Serra, localizada na rua Júlio Martinês Benevides (11), 195, centro.

A programação segue durante os dois dias.


Além de Saturnino, os deputados Wagner Ramos (PSD) e Guilherme Maluf (presidente da AL) estão confrimados. Outros parlamentares também poderão participar do evento para promover diálogo com a classe política e com a população.

Cenários e pré-candidaturas: PMDB se isola e dois grupos se fortalecem na corrida pela Prefeitura

Prefeitura de Tangará da Serra
Parece cedo, mas três cenários se desenham para as eleições municipais de 2016 em Tangará da Serra. O grupão, formado por 14 partidos, não resistiu muito tempo e o bloco que acompanhava Fábio Junqueira também ruiu. Hoje existem três alianças bem formatadas, mas que sofrerão influências e passarão por transformações nos próximos meses. O que importa é que historicamente essa é a primeira vez que os cenários se formam de forma tão evidente e tão cedo.

Fábio Junqueira
Junqueira e PMDB isolados:
O peemedebista Fábio Junqueira, atual prefeito de Tangará da Serra, parece estar ficando meio isolado nas últimas semanas e surgem vários cenários na corrida pela Prefeitura Municipal. Fábio é pré-candidato automático, tem a máquina pública na mão e deverá ser sim o escolhido para concorrer à majoritária deste ano.

O PMDB ta praticamente sozinho neste momento. Aliados desde o início do mandato como PT, PP, PRB e PTB se afastaram de Junqueira. O novíssimo PMB também ta bem distante de se aliar ao atual prefeito.Tanto é que o PMDB já pensa em enfrentar a eleição sozinho, o que me parece meio arriscado.

Vander e Reck têm apoio de Taques e Fávaro:
Vander Masson
Reck Júnior
O grupo forte da oposição é formado pelos partidos da base do governador e do vice-governador Pedro Taques e Carlos Fávaro, PSDB e PSD, respectivamente. Partidos que tem como nomes Vander Masson (filho do deputado estadual Saturnino) e Reck Jr. (produtor rural e presidente do Sindicato Rural). Ambos são pré-candidatos, mas um terá que ceder. Ou cede ou será tiro no pé.


Sinceramente, acho que Vander deve encabeçar a majoritária da oposição. É nome mais forte e popular. Está sendo preparado há mais tempo, tem pai deputado e que já foi prefeito e, assim sendo, tem muito mais subsídios para a disputa. 

Marquinhos e Bezerra - Terceira Via:
Marquinhos da Vitani

Vereador Bezerra
Surge uma terceira via. PTB, PMB, PRB, PR e Solidariedade estão bem unidos e criam o que eles chamam de ‘Terceira Via’. O grupo aposta em um nome novo ao lançar como pré-candidato a prefeito o empresário do PTB Marcos Scolari (Marquinhos da Vitani). Completa o grupo na majoritária o vereador Wellington Bezerra (PMB), que desponta como possível pré-candidato a vice de Marquinhos. 

O grupo, que tem ainda forças como o empresário Anilson Franchinni, é composto por parte das pessoas que fizeram a campanha vitoriosa de Junqueira em 2012. Eles apostam no novo como terceira via para esta eleição. Vai que cola!

Fábio Junqueira participa de Encontro de Prefeitos amanhã em Cuiabá


O prefeito Fábio Junqueira (PMDB) participará amanhã do 33º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que será realizado na capital Cuiabá. A programação terá início com uma reunião na Assembleia Legislativa, que vai debater amplamente estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti.


Ocorrerão ainda palestras, mesas redondas e debates. Além do mosquito da dengue, o encontro tratará de saneamento básico, crise política e cenário econômico atual.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Diretório do PRB faz reunião e sela apoio à pré-candidatura de Marquinhos da Vitani

Diretoria do PRB com o pré-candidato
Marquinhos da Vitani (de azul)
Em reunião na noite desta quinta-feira, 24, membros do Diretório Municipal do PRB selaram apoio ao empresários Marcos Scolari, o Marquinhos da Vitani, do PTB, como pré-candidato a Prefeitura de Tangará da Serra.

Participaram da reunião presidente e vice-presidente do PRB, Silvano da Honda e Sônia Farias, respectivamente, o empresário Anilson Franchinni e o pré-candidato Marquinhos. "O Marquinhos é gente boa, empresário em nossa cidade há muitos anos, conhecido do setor comercial e é gente nova na política, por isso decidimos apoiá-lo nessa pré-candidatura", destacou o presidente do PRB Silvano da Honda.

O PRB e o PTB integram uma frente que vem ganhando corpo nas últimas semanas composta ainda por outros 3 partidos.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Bezerra assume presidência do PMB e confirma pré-candidatura a prefeito

Com a saída de Rogério Silva, que está ingressando no PMDB, o vereador Wellington Bezerra assume a presidência do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Rogério Silva, ex-presidente do PMB, se filiou ontem ao PMDB de Junqueira. Pela quarta vez Rogério acompanha o deputado federal Valtenir Pereira.

Falei com Wellington Bezerra, único dos 4 vereadores que migraram para o PMB assim que o partido foi criado e que permanece na sigla, e ele me revelou: "manterei minha palavra", disse, completando que assumirá a presidência da agremiação e colocou seu nome a disposição para a sucessão na Prefeitura Municipal.

Bezerra demonstra, ao continuar no PMB, ser político que honra a palavra. Aliás, esta tem sido a sua postura  ao longo dos anos. Foi assim quando deixou o PR e ingressou no PMB, foi assim quando ocupou a Secretaria Municipal e a Secretaria Estadual de Esportes.


Com Rogério e Dona Neide, PMDB passa a contar com 4 vereadores na Câmara

Ato de filiação de novos membros do PMDB Tangará da Serra
Foram oficializadas no início da noite de ontem as filiações de dois vereadores ao PMDB, Rogério Silva e Dona Neide. O ato de filiação reuniu diversos membros do PMDB como a presidente do Diretório Municipal Edna Campos, secretários, o prefeito Fábio Junqueira e o ex-prefeito Manoel do Presidente.  

Edna destacou que com a filiação de Rogério e Dona Neide o PMDB passa a contar com quatro parlamentares na Câmara - diga-se de passagem a maior bancada do Legislativo. Eles se somam a Niltinho do Lanche e Zedeca. “Com a conquista dos três novos Parlamentares, o PMDB, agora conta com uma bancada na Câmara Municipal de vereadores”, comemorou Edna no Facebook.


Na oportunidade, também, filiaram-se várias lideranças, dentre elas os empresários Alessandro Chaves (Presidente da CDL/Supermercado Paredão) e os Professores André e Sônia. “Outras ações estão previstas para os próximos dias com o intuito de continuar o fortalecimento do partido no âmbito municipal com filiações de novas lideranças”, completou Edna Campos.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Confirmado Curso de Jornalismo em Tangará; sem dedo político, apenas vontade acadêmica

Campus da Unemat de Tangará da Serra
Os interessados por jornalismo podem comemorar. Recebi nesta tarde a confirmação de que o Campus da Unemat de Tangará da Serra receberá em breve o Curso de Jornalismo. A confirmação me foi feita pelo professor efetivo do curso e membro da comissão de transição para Tangará da Serra, Rafael Marques, atualmente lotado em Alto Araguaia.

De acordo com ele, o Campus de Alto Araguaia não irá fechar como informado anteriormente. Todavia não há por lá mais mercado para o curso de Jornalismo. “O curso vai para Tangará da Serra por vontade e iniciativa dos professores, diálogo com a direção do campus de Tangará, boa vontade do vice-reitor Ariel e esforços de reitoria da Unemat”, disse.

Segundo ele, ainda está sendo feito o estudo da demanda e tem que passar pelo Conselho Universitário (Consuni). “Mas se tudo der certo, no primeiro semestre de 2017 já teremos vagas para o SISU”, completou o professor, explicando que não tem dedo de nenhum político. “Só vontade acadêmica”, finalizou o professor.

Vereadores Rogério Silva e Dona Neide oficializam com o PMDB de Junqueira

Vereadores Dona Neide e Rogério Silva
Acontece no final da tarde de hoje, 23, a oficialização dos vereadores Rogério Silva, até então presidente da agremiação e Dona Neide no quadro de filiados do PMDB. Ambos estão migrando do PMB para o partido do prefeito Fábio Junqueira.

Dona Neide já havia anunciado na semana passada a sua desfiliação do Partido da Mulher. Já Rogério tornou a desfiliação oficial apenas no início desta semana.

Já era de se esperar que o vereador Rogério Silva acompanhasse o deputado federal Valtenir Pereira para o PMDB. Foi assim nos últimos anos, Rogério acompanhou Valtenir no PSB, PROS, PMB e agora no PMDB.

Com a saída de Rogério Silva, o PMB sofrerá mudanças que comentarei em outra postagem.

Membros do PRB se reúnem nesta quinta-feira para decidir rumo da sigla nesta eleição

Silvano Ferreira - Presidente do PRB
A Diretoria do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Tangará da Serra está convocando seus filiados, militantes e simpatizantes para uma reunião que acontecerá nesta quinta, 24, as 19h, no Salão Comunitário do Jardim Califórnia.


Atualmente presidido por Silvano Ferreira (Silvano da Honda) o PRB quer definir nessa reunião os rumos que tomará nessas eleições. De acordo com Silvano, o PRB se articula e deverá participar do pleito na sucessão legislativa e executiva municipal.

Fábio recebe Moção de Aplausos do deputado Baiano Filho por aparecer entre os 10 melhores de MT em 2015

Fábio recebe Moção das mãos de Baiano Filho
Acompanhei ontem na Assembleia Legislativa uma sessão especial presidida pelo deputado estadual Baiano Filho (PSDB) que homenageou várias personalidades de MT que se destacaram em 2015. Entre elas o prefeito de Tangará da Serra Fábio Junqueira (PMDB).

Junqueira foi agraciado com uma Moção de Aplausos proposta pelo deputado e aprovada pelos demais deputados por ter figurado como um dos dez melhores prefeitos do Estado segundo pesquisa divulgada pela IKGM.

Junqueira, acompanhado da Primeira Dama do Município, Helena Simões Matias Junqueira, de Secretários Municipais e de familiares, recebeu das mãos do deputado no a Moção de Congratulação, e destacou a importância que esse reconhecimento representa para o povo de Tangará da Serra.

“Divido a homenagem recebida e a colocação entre os dez melhores prefeitos de Mato grosso no índice IKGM, com essa equipe maravilhosa de secretários e diretores das autarquias, com os mais de dois mil servidores municipais e com minha família, esposa, filhos e netos. Agradeço ao Deputado Baiano Filho pelo reconhecimento, extensivo aos demais Deputados Estaduais”, salientou Junqueira.

O índice IKGM mede anualmente a avaliação popular dos Prefeitos de Mato Grosso. Fábio Junqueira foi considerado o 10º melhor Prefeito do Estado e por esta colocação foi homenageado pela Assembleia Legislativa. “O Fábio tem feito uma grande gestão em Tangará da Serra. Os Prefeitos homenageados durante a Sessão Solene que promovemos são merecedores por estarem, em seus respectivos Município, desenvolvendo ações fundamentais para a população”, afirmou o Deputado Baiano Filho.

Garçom: Em nota, AL e Claudinho Frare dizem que houve erro no cadastro

Primeira nota: Claudinho exonerado no dia 01 de março
Segunda nota: Parte da exoneração foi retirada
CLIQUE PARA AMPLIAR
Em documento assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL) Guilherme Maluf (PSDB), divulgado no final da tarde desta terça-feira pelo suplente de vereador Claudinho Frare, a AL informou que houve um erro de digitação no momento do cadastramento de Claudinho no sistema o que ocasionou o ‘mal entendido’.

Claudinho é, segundo a nota, Assessor Parlamentar do deputado Wagner Ramos (PSD) e não garçom lotado na Secretaria de Administração e Patrimônio da Assembleia.

Na primeira nota que recebi ontem a tarde (sem a assinatura do presidente da AL) também aparecia a informação de que Claudinho havia sido exonerado no dia 1º de março, entretanto, em um segundo documento (assinado pelo presidente da AL) o trecho da exoneração foi retirado da nota.

Se houve exoneração ou não eu não sei explicar.

Desgastado pela situação, Claudinho me disse o seguinte:“Fui nomeado em novembro, mas não sabia que estava como garçom, fiquei sabendo por você, liguei na AL e me disseram que pode ter havido um erro no cadastro. Sou assessor parlamentar do Wagner Ramos. Acho que houve um erro de comunicação”, esclareceu.

terça-feira, 22 de março de 2016

Valtenir reage a publicação do Blog, fala sobre traição, impeachment e troca de partido

"É normal a prudência e a cautela e assim não
antecipar nenhuma posição", disse Valtenir sobre impeachment.
Publiquei ontem no Diário da Serra e aqui no Blog o posicionamento do deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) diante do processo de impeachment da Presidente Dilma (PT) e suas constantes trocas de partidos (quatro já nos últimos anos). Dei repercussão ao pensamento e opinião dos tangaraenses, um dos principais colégios eleitorais de Valtenir.

No início da noite de ontem o deputado reagiu. Através de sua assessoria, que me manteve contato por telefone e e-mail, Valtenir negou que tenha traído Tangará, falou sobre impeachment e suas constantes trocas de partido.

Sobre o impeachment de Dilma, Valtenir disse que tomará sua decisão com prudência e cautela e chamou de estranho quem já tem decisão tomada. "É normal a prudência e a cautela e assim não antecipar nenhuma posição, pois faço parte de uma Comissão Processante - Processo de Impeachment. É muito estranho quem já diz de cara que é a favor ou que é contra (ainda que tenha uma tendência ou já tenha opinião formada). É igual participar de um processo disciplinar e dizer no início ou durante o trâmite do processo que vai condenar ou que vai absolver, antes mesmo de apurar os fatos. Imagina se um Juiz resolve antecipar a sentença antes do processo começar", disse ele em nota.

Sobre sua nova troca de partido (trocou o PMB pelo PMDB), Valtenir falou que atendeu a pedido do vice-presidente da República Michel Temer e do Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Deputado Leonardo Picciani.

“Com a janela partidária, diversos políticos no exercício de seus mandatos receberam o convite para troca de partidos. Questões como estratégias para fortalecer o estado, buscar mais recursos e soluções para as demandas da povo mato-grossense, foram as principais motivações para a troca de partido”, disse.

O deputado disse ainda que continuará apoiando, trabalhando pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) e todos os seus diretórios municipais e as lideranças, no que tange o fortalecimento e as políticas públicas de Mato Grosso.


“A política, o trabalho, a dedicação, o engajamento do deputado vão continuar, para atender os anseios da população do Estado e do País. O  gabinete de Brasília e o escritório político de Cuiabá do parlamentar estarão de portas abertas para atendê-los da melhor forma”< completou ele em nota.

Aliado de Ramos: Suplente de vereador figura na folha da AL como garçom e gera polêmica

Claudinho Frare - Suplente de vereador
O nome do suplente de vereador Claudio Agostinho Frare, o Claudinho Frare, figura como servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), lotado na Secretaria de Administração e Patrimônio em um cargo de garçom. O fato gerou polêmica nos grupos de WhatsApp.

Veja imagem no final da matéria!

Isso porque Claudinho não é e nunca foi garçom, mas no Portal da Transparência da AL aparece como tal e está recebendo salário como tal...o que gerou tamanha repercussão.

"Claudinho Frare, garçom?", questionaram as pessoas.

Em meu grupo no WhatsApp o deputado estadual Wagner Ramos (PSD) reagiu, disse que Frare é sim lotado em seu gabinete, mas em outro cargo. "Ele é meu funcionário lotado na Secretaria de Administração e a disposição do meu gabinete".

Aliado político de Wagner Ramos, Claudinho Frare é suplente na Câmara Municipal e chegou a ocupar a vaga em 2013.
Nome de Claudinho figura como garçom na Folha de Pagamento da AL


segunda-feira, 21 de março de 2016

Vander Masson 'rouba a cena' em evento da Câmara na Gleba Triângulo

Vander Masson (PSDB)
Era para ser uma audiência pública onde o foco seria a Câmara Municipal ouvir reclamações e sugestões de moradores da Gleba Triângulo, mas uma pessoa roubou a cena e não era um vereador, sim o empresário Vander Masson, pré-candidato a prefeito pelo PSDB.

Vander sequer compôs a mesa de honra, por não ser uma autoridade constituída, mas mesmo assim foi recebido com abraços e muito calor humano pelo moradores. O contato forte de Masson talvez se deva por dois motivos:

- Primeiro, ele é empresário do ramo de alimentos e a maioria dos pequenos produtores o conhece por isso;

- Segundo, a ausência do Poder Público na região da Gleba Triângulo é grande e ficou evidente na quantidade significativa de demandas levantadas.

Logo, onde a administração é rejeitada a aprovação da oposição é automática.

Sommavilla ingressa no PDT e deverá entrar na corrida pela Prefeitura

Presidente da Câmara Sílvio Sommavilla
O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra Sílvio Sommavilla está se filiando ao PDT. O vereador, segundo mais votado em 2012 (1.289 votos), deixou o Partido Verde (PV) e estuda há alguns dias o rumo político que irá tomar.

Sommavilla chegou a conversar com o PSC, mas não oficializou sua filiação ao partido cristão devido a respostas negativas que recebeu por parte dos membros da sigla. Para integrar o quadro do PSC Sommavilla exigia que seu nome fosse colocado como pré-candidato a prefeito. O PSC teria negado.

Foi aí que ele amarrou com o PDT. Sommavilla teria feito a mesma proposta para os pedetistas e recebeu uma resposta positiva.


Então, Sommavilla está indo para o PDT e deverá anunciar nos próximos dias sua pré-candidatura à Prefeitura de Tangará da Serra.

Moradores reclamam do alto valor do IPTU no Residencial Valência

Morador reclama do alto valor cobrado
A Prefeitura fez a distribuição dos carnês do IPTU 2016 e assustou alguns moradores dos residenciais Valência e Barcelona. O motivo é o alto valor cobrado pelo imposto nas casas construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo a reclamação os carnês vieram com valores bem acima do normal. Um dos moradores disse que não consegue encontrar uma explicação para isso. “Minha casa tem três peças, o terreno mede 20 por 7 metros e meio e veio 102 reais e 16 centavos de IPTU”, disse ele.

Outra moradora recebeu o carnê com o valor ainda maior: R$ 125,00.


Moradores denunciam que a cobrança está muito elevada diante de terrenos bem mais próximos do centro da cidade e que tiveram cobranças bem inferiores.

Advogado tangaraense participa de votação pró-impeachment de Dilma

Josemar Carmerino em Brasília
O ex-presidente da OAB de Tangará da Serra, advogado Josemar Carmerino, que agora faz parte do Conselho Federal da OAB, participou de um ato histórico na última semana quando a Ordem dos Advogados do Brasil decidiu por 26 votos a 1 apoiar o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Josemar, que sempre se declarou contrário a qualquer ato de corrupção, estava na reunião e contribuiu com o momento em que uma das entidades mais importantes do país se posicionou oficialmente pelo impedimento da petista.


É Tangará da Serra participando de um dos momentos mais importantes da história recente da nação brasileira. #ImpeachmentJá

Minha opinião: Inauguração de academia vira motivo de festa em Tangará; tá faltando obra?

Inauguração de ATI no Jardim Califórnia
Não estou entendendo muito bem a gestão Junqueira. Tô aqui coçando a cabeça para tentar entender o motivo de tanta festa diante da simples inauguração de uma academia da terceira idade (ATI). Tá faltando obra pra inaugurar?

Aliás, este está sendo o único tipo de obra que a gestão tem inaugurado nos últimos tempos. Academia aqui, academia ali, academia acolá.

Convite para inauguração de academia
E em todas as inaugurações há muita festa, fotografias e bajulação. Sinceramente, já enjoei de dar repercussão para isso. Custa algo entorno de 30 mil reais apenas e não atinge tanta gente como se pensa. Sei que é saudável e que embeleza a cidade, mas não precisa tanta festa por isso. Inaugura e pronto! Muita propaganda pra pouco produto!

Quando for inaugurar algo maior, um posto de saúde ou uma creche por exemplo me convidem porque já não me desce mais essa adulação por causa de academias.

Valtenir Pereira: o deputado que traiu Tangará da Serra

O assunto do momento no WhatsApp em Tangará da Serra é Valtenir Pereira. Tangará está se sentindo traída pelo deputado federal Valtenir (PMDB). Ele já tava sem moral e agora se posiciona contra o impeachment de Dilma. A política e o povo de Tangará se sentem traídos.

Só queria lembrá-lo que se não fossem os votos aqui ele não teria sido eleito. Ele e Rogério Silva, principal aliado de Valtenir aqui, conseguiram cerca 20 mil votos em 2014. O povo de Tangará pôs ele lá e exige que ele atenda ao clamor popular.
           
Uma sugestão aos aliados de Valtenir, vereadores Rogério Silva e Bezerra e o prefeito Fábio, que agora estão no mesmo partido, o PMDB, assim como empresários e o povo deveriam pressionar esse velhaco e mostrar para este deputado que ele deve respeitar quem o elegeu.


Principalmente o Rogério Silva, pois sem os votos de Rogério Valtenir não teria sido eleito. Valtenir tem se mostrado um político de péssima qualidade ao trair seus parceiros e o povo.